terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Uso do Computador na Educação

Não se pode negar que a informática,tem intensificado a sua presença em nossas vidas.Gradualmente,o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social.Todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento e todos terão de aprender a conviver com essa máquina na vida pessoal e profissional.
Na educação não seria diferente,o computador possibilita testar idéias,permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre pessoas.Como ferramenta de trabalho,contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade,diminuição de custos e otimização de qualidade dos produtos e serviços.E como entreterimento as suas possibilidades são quase infinitas.
Através da internet,é possível ignorar o espaço físico e conversar com as pessoas sem sair de casa,digitar textos com imagens e movimentos,sons,fotos,gifs,vídeos,fazer compras,pagar contas,ler notícias pesquisar,enfim trabalho e lazer são possíveis.
Mas mesmo assim esse equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos,pois seu uso só será excelente se houver consciência que haverá acesso ao conhecimento e não somente para se divertir e jogar.Usá-lo em favor de uma educação dinâmica,como auxiliadora de professores e alunos com aprendizagem consciente.muitas escolas incluem em seus currículos o ensino da informática com pretexto de modernidade.Com aulas descontextualizadas sem concepção pedagógica.A informática auxilia na construção do conhecimento,como sendo um meio não um fim. E a figura professor far-se á como mediador dessa aprendizagem,para que isso ocorra de fato o professor não pode ter medo,pois as máquinas não irão substituí-lo desde que use criatividade.Descobrir hipóteses ,fazer análises,desenvolver raciocínio,estabelecer estratégias exige um mediador,dado como exemplo produzir textos ou desenhos.
A falta de domínio ou insegurança são desafios que deverão ser enfrentados,é papel da escola democratizar o acesso ao uso do computador para melhorar o nível de aprendizagem,pois o sujeito constrói e modifica,descobre de forma criativa seu próprio conhecimento.
O desafio é trazer para a sala de aula,o que implica em mudar,de maneira significativa,o processo educacional como um todo.